Assento para Deficiente
-----------------------
Os assentos para pessoas com deficiência são grandes aliados da acessibilidade. Permitem que o cadeirante, que a pessoa com deficiência, idoso ou pessoas com alguma redução de mobilidade tenham mais conforto e segurança ao utilizarem o banheiro. Alguns assentos sanitários apresentam abertura frontal. Os assentos sanitários para vaso sanitário, assento PNE ou assento elevado padroniza as tampas de vaso para conforto e segurança do usuário. Normalmente, esses assentos sanitários para vaso sanitário apresentam uma abertura frontal que evitam o esforço físico do idoso ou pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção para realizar a sua higiene. Alguns assentos são elevados para proporcionar maior conforto com menos esforço físico. Também são chamados de assento para deficientes.
Apesar de os assentos elevados serem mais utilizados por pessoas com deficiência, eles também podem ser utilizados por idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como pacientes no pós cirúrgico, puérperas entre outras.
Fabricado em materiais especiais, o assento PNE é higiênico e fácil de limpar. A superfície lisa impede o acúmulo de germes e sujeiras. Ele impede que o usuário tenha contato direto com a bacia.
Eles mantêm as tampas de vaso na altura ideal para que portadores de necessidades especiais não façam tanto esforço físico. A abertura frontal serve para que uma terceira pessoa auxilie a higiene do usuário. Temos produtos em estoque.
Confira os modelos:
O assento elevado deixa o vaso sanitário com a altura ideal para que uma pessoa que está usando a cadeira de rodas consiga se transferir para o vaso sem problemas, e depois de volta para a cadeira.
Os assentos elevados proporcionam maior conforto com menos esforço físico. Fabricado em materiais especiais, é higiênico e fácil de limpar. A superfície lisa impede o acúmulo de germes e sujeiras. Ele impede que o usuário tenha contato direto com a bacia.
Segundo a NBR 9050 da ABNT, os banheiros devem estar com dimensões mínimas de 1,50m por 1,70m, as bacias sanitárias devem ser elevadas e as áreas de transferências e barras de apoio devem estar posicionadas de lados diferentes e respeitando-se uma área de transferência mínima de 0,80 por 1,20.
Esta altura deve ser seguida para possibilitar a transferência adequada da pessoa com deficiência - ou idoso, ou paciente no pós cirúrgico, ou qualquer pessoa que se encontre com dificuldades de locomoção - de sua cadeira de rodas para o vaso sanitário.
É preciso ainda verificar se o vaso sanitário apresenta uma fenda de abertura frontal, caso apresente o assento deve seguir essa abertura também.